Daniela Esteves

Hello!
Sou a Daniela Esteves e estou no 12.º Ano na Escola Secundária de S.Pedro, Vila Real. Neste blog, forneço informações sobre diversos assuntos informáticos e dou a conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B. Para além disso, existem publicações mais pessoais, na qual podem dar uma espreitadela!
Para entrar em contacto comigo, caso tenham alguma dúvida podem utilizar o seguinte endereço de e-mail: dfmesteves@gmail.com

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Introdução à programação

A programação está para a informática como o combustível para os transportes!


programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. Este é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito  numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina.


As linguagens de programação não são mais do que um conjunto de palavras utilizadas na escrita de programas, de acordo com léxico próprio sujeito a uma determinada estrutura. Inicialmente as linguagens de programação, aproximavam-se bastante das instruções do processador, o que as tornava muito complexas e de difícil utilização. No entanto esta evoluiu rapidamente, e desde então aparecem linguagens aproximadas da linguagem natural (linguagem falado ou escrita, por exemplo, o Português).


As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
  • Linguagens de baixo nível: aproximam-se da linguagem máquina ou das instruções do processador. Ex: Assembly;
  • Linguagens de alto nível: aproximam-se da linguagem corrente. Ex: Basic, Pascal, C, etc.



Linguagens de programação: 
  • Linguagem de Máquina - Na linguagem de máquina, a representação dos dados e das operações (instruções) que constituem um programa, é baseada no sistema binário, que é a forma compreendida e executada pelo hardware do sistema. Esta linguagem é muito mais rápida que as linguagens de alto nível.
  • Linguagem Assembly - A linguagem de máquina de cada processador é acompanhada de uma versão “legível” da linguagem de máquina que é a chamada linguagem simbólica Assembly. Simbólica pois esta linguagem não é composta de números binários ou hexadecimais. A linguagem Assembly é na realidade uma versão legível da linguagem de máquina. Ela utiliza palavras abreviadas, chamadas mnemónicos, indicando a operação a ser realizada pelo processador.
  • Linguagem de Alto Nível - As linguagens de alto nível são assim denominadas por apresentarem um sintaxe mais próxima da linguagem natural, fazendo uso de palavras reservadas extraídas do vocabulário corrente (com READ, WRITE, TYPE, etc.) e permitem a manipulação dos dados nas mais diversas formas (números inteiros, reais, vetores, etc.), enquanto a linguagem Assembly trabalha com bits, bytes, palavras, armazenadas em memória.

Programa - É um conjunto de instruções organizadas de uma forma lógica e previamente estabelecida, permitindo ao computador executar as tarefas que lhe são pedidas.

Algoritmo - Um algoritmo é, por conseguinte, um conjunto ou sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar determinados objetivos.  Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas.

Bibliografia: 
Apontamentos da aula, Introdução à Programação; 

Sem comentários:

Enviar um comentário